Reciclar no Planalto Beirão é uma Ideia com Futuro
A AMRPB - Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão tem vindo a investir na requalificação da rede de ecopontos, o que permitiu aumentar a capacidade instalada e a área de abrangência, estando acessível a mais pessoas. Propõe-se agora a desenvolver um plano de sensibilização e educação ambiental, junto da população dos 19 municípios, com vista a aumentar a separação de resíduos recicláveis.
Os resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro representam uma parte significativa dos resíduos urbanos produzidos pelos mais de 300 mil habitantes dos 19 municípios que compõem a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB).
Mais de 87% dos resíduos produzidos pelos habitantes do Planalto Beirão ainda são depositados no lixo indiferenciado. Até 2025, têm de ser separados e reciclados 65% dos resíduos de embalagens produzidos.
Para alcançar esta meta, a AMRPB delineou um Plano de Sensibilização e Educação Ambiental (PSEA), que será desenvolvido ao longo de 18 meses. Colocando a tónica numa Ideia com Futuro, o principal objetivo é incentivar as pessoas a Reciclar no Planalto Beirão e, assim, aumentar a separação dos resíduos de papel, cartão, plástico, metal e vidro.
Com especialmente enfoque na população, comunidade escolar e operadores de comércio e serviços, a AMRPB procederá à distribuição de 100.000 miniecopontos domésticos e à realização de diversas ações promocionais, workshops e sessões participativas. Uma viatura de sensibilização itinerante, munida de equipamentos multimédia interativos, irá percorrer as ruas dos 19 Municípios da região do Planalto Beirão, promovendo a adoção de boas práticas de separação seletiva e sensibilizando para a importância da economia circular.
Além de sensibilizar para as questões ambientais, esta Ideia com Futuro combina também uma mais valia social. Cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face aos valores de 2014, será convertida em apoios sociais para instituições de solidariedade social da região.
O Plano de Sensibilização e Educação Ambiental surge no âmbito do esforço empreendido pela AMRPB na modernização e requalificação dos equipamentos e infraestruturas do sistema de gestão de resíduos urbanos, cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.